Bebidas
Aprenda a fazer cold brew, o café gelado preparado com infusão a frio
Apesar de ser servido gelado, o sabor do cold brew em nada parece com o café esquecido na garrafa térmica. A infusão do pó é a frio e esta técnica assegura uma bebida com menor amargor e que ressalta a doçura do grão.
O barista Cauê Bohrer, do Pé de Café, pedala a capital paranaense preparando cafés em diferentes métodos de filtragem e explica os detalhes para fazer a sua receita de cold brew. “Cada barista prepara de um jeito. Qualquer variação em tempo e moagem do grão influencia no resultado do café, principalmente na extração a frio”, explica. Ele ressalta que por ser mais suave, o café não pode ser aromatizado com outros sabores mais fortes nem exagerar no leite – e sempre deve ser feito com grão especial.
Por ficar horas em uma temperatura baixa, o pó de café não libera todos os seus componentes solúveis como acontece com a água fervente. Assim, o perfil de sabor de um cold brew é mais aromático e menos ácido que um café quente. Cauê indica usar 10 gramas de pó de café moído para french press para cada 100 ml de água.
O grão de café tem de estar moído grosseiramente para que não fique muito amargo. A infusão pode ser de 10 a 15 horas e a temperatura da água deve ser fria ou ambiente e deixada descansar em recipiente tampado. Na hora de servir, basta coar com uma peneira fina, um filtro de metal ou em um coador de pano. Bem vedado, o café pode ser mantido por até três dias na geladeira sem perder o sabor.
- 40 g de café moído para french press
- 400 ml de água fria
- 100 ml de leite
- 400 ml de café extraído a frio
- Gelo a gosto
- Em um recipiente de vidro com tampa bem vedada, coloque o pó e em seguida a água fria.
- Deixe descansar entre 10 e 15 horas.
- Coe a quantidade de líquido que vai usar. O cold brew pode ser bebido puro ou em drinks e cafés com leite.
- Se optar por um café com leite, bata o leite e o café em um liquidificador até formar espuma. Sirva imediatamente com gelo.