Bebidas
Peterlongo: 100 anos em boa forma

Porta-estandarte da vinicultura pátria, o vinho espumante brasileiro possui uma história que é contada como ninguém pela célebre Vinícola Peterlongo, de Garibaldi.
O Champagne Peterlongo dominou as mesas finas e as grandes festas no Brasil por muitas décadas, notadamente nos anos de 1930 a 1960 do século 20. Foi servido pelo presidente Getúlio Vargas à rainha Elisabeth. Aqui em Curitiba, abastecia os salões mais abastados e invejados, desde os bailes do Country Club e Clube Curitibano, às grandes recepções oficiais, reuniões de empresários, artistas e políticos, festas, réveillons e ocasiões particulares. As melhores casas comercias o anunciavam com grande destaque, como por exemplo publicidade nos jornais por Pedro Demeterco, nos anos de 1930.
A história começou quando o imigrante italiano, vindo do Tirol e radicado em Garibaldi, Manoel Peterlongo, lançou o primeiro vinho espumante elaborado pelo método champenoise no Brasil, em 1913. Em 1915, diante do sucesso, registrou oficialmente a empresa, Casa Peterlongo.
Em 1921, após o falecimento de Manuel, sucedeu-lhe o único filho homem, Armando Peterlongo, que regeu um dos maiores sucessos da história da vinicultura brasileira, o período áureo da Peterlongo. Sob a batuta de Armando, falecido em 1966, mais de 40 anos de contínuo prestígio e demanda. O Champagne Peterlongo chegou a ser vendido nos Estados Unidos, na década de 1940. A vinícola já era dotada, desde o começo, de caves subterrâneas, como na região da Champagne, com estrutura em pedras de basalto, mantendo temperatura constante de 12 a 14 graus C em todo ano.
Neste centenário do primeiro Champagne do Brasil, a Peterlongo e os consumidores podem brindar o sucesso como os bem resolvidos espumantes da mesma marca: Elegance Champenoise brut, método champenoise, com as uvas Pinot Noir e Chardonnay, de boa mousse, frutado elegante a abricots, vivaz, seco, firme com base suave, equilibrado. Privillege brut rosé, método Charmat, um delicioso rosé, notas a framboesas, floral, estimulante, frutado. Moscatel Presence, método Asti, floral doce e suave, vivaz, refrescante, mel e castanhas, saboroso e estimulante. Moscatel Presence Rosé, mais doce e frutado, mas sem pesar, algo a erva fina, suave. Servir entre 4 e 7 graus C.