Bom Gourmet
Barreado está entre os pratos com carne e bacon mais populares do mundo
Como bons paranaenses nós sabemos bem que o Barreado é uma delícia. A boa notícia é que o mundo parece concordar conosco. Ao menos popular o prato típico do litoral paranaense é. Na última semana, o Barreado apareceu em terceiro lugar no ranking TasteAtlas entre os pratos com carne e bacon mais populares de todo o globo.
O ranking é feito a partir de publicações de gastronomia e a opinião do público. Ou seja, estar no topo dessa premiação é um de fato econhecimento de popularidade. A frente do nosso Barreado ficaram o Rouladen - o bife à rolê alemão - e o Hambúrguer Australiano, que na composição do sanduíche leva também beterrabas em conserva.
Sem querer desmerecer os demais pratos, mas certamente quem votou neles não conhece o sabor do Barreado. Cozido por horas em panelas fechadas com uma goma feita com farinha de mandioca e água, o barreado tem um sabor concentrado e um aroma de fazer dar água na boca. Comida típica o litoral paranaense - principalmente das cidades que ficam na região da Serra do Mar -, ele ganhou popularidade no carnaval.
Os foliões saiam para curtir a festa e deixavam a carne no fogo sendo preparada lentamente. Na volta, o cozido rico em sabor estava pronto para ser consumido. Era comer, recuperar as energias e voltar para a folia! Em 2022, o prato ganhou o título de Indicação Geográfica, o que torna único o preparado no litoral do estado da forma como manda a tradição.
E como é esse modo tradicional? A carne bovina deve ser cozida por horas em uma panela barreada (ou seja, fechada com a goma de farinha e água) e temperos. Depois, o cozido deve ser servido com farinha de mandioca da região - fininha e branca - , formando um pirão. Junto, banana em rodelas. Uma pimenta saborosa e um copinho de cachaça de banana tornam a refeição completa.
No começo de novembro, o Bom Gourmet desceu a serra e promoveu em parceria com o Festival Bom Gourmet e o Morretes Blues Festival o Bom Gourmet Blues Festival. Seis restaurantes de Morretes participaram da ação, que colocou o Barreado num serviço a preço único de R$ 49,90.
Além do Barreado: outro prato típico paranaense já apareceu na lista do TasteAtlas
Essa não é a primeira vez que um prato típico do Paraná aparece em destaque nas listas do TasteAtlas. A Carne de Onça, que caminha para ser um produto de Indicação Geográfica de Curitiba, está no ranking da publicação como um dos mais populares pratos de carne crua do mundo. Neste caso, o prato paranaense ocupa a décima posição na lista.
O petisco é reconhecido como patrimônio imaterial de Curitiba e é presença obrigatória nos cardápios dos botecos curitibanos. A carne usada é de boi, e a teoria mais popular sobre o nome explica que o preparo deixa um “bafo de onça” em quem come.
O prato vem lá dos anos 1940. Foi criada no bar Buraco do Tatu, que ficava na esquina da Rua XV com a Marechal Floriano. Cristiano Schmidt, dono do bar e presidente do Britânia Foot Ball Club, levava os jogadores ao boteco para comemorar as vitórias do time, com muito chope e carne de onça. Nas décadas seguintes, se espalhou por toda a cidade e hoje são poucos os bares curitibanos em que você não encontra o petisco.
Neste ano, inclusive, ele entrou mais uma vez na lista do Prêmio Bom Gourmet. Os leitores elegeram a Carne de Onça do Cartolas Sports Bar como a melhor de Curitiba. Seu Karel Restobar, Mavy PUB, Quitutto Gastropub e o Bar da Maniacs ficaram entre os finalistas da categoria. Você confere o site do Prêmio Bom Gourmet mais informações sobre os estabelecimentos.
E aí, qual outro prato paranaense merecia estar na lista dos mais populares do mundo, na sua opinião? Deixa seu comentário para a gente!