Bom Gourmet
Baristas curitibanos são campeão e vice em competição nacional de cafés especiais

Os baristas Leo Oliva e Daniel Munari, campeão e vice do Coffee in Good Spirits, realizado em Florianópolis (SC). montagem/Dargel Rodrigues/reprodução
Os baristas curitibanos Leonardo Oliva e Daniel Munari garantiram o primeiro e segundo lugares respectivamente no Coffee in Good Spirits, competição nacional realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Realizado entre os dias 4 e 6 de abril no Shopping OAK Floripa, em Florianópolis (SC), o campeonato reúne participantes de todo o país.
Tanto Leo quanto Munari empregaram cafés de marcas da capital do estado na competição: Leo usou Lucca Cafés Especiais, assim como Munari, que utilizou também café da Royalty, da qual é proprietário.
O Coffee in Good Spirits acontece em paralelo ao Latte Art, ambas realizadas pela BSCA. O primeiro coloca à prova a habilidade de "mixologista" dos baristas, que precisam apresentar duas bebidas quentes idênticas e outras duas bebidas frias, também semelhantes, para valorizar o preparo de drinks alcoólicos tendo o café especial como base. O segundo, vencido por Eduardo Olímpio, estimula a criatividade ao levar baristas a criar desenhos com leite vaporizado na xícara com café especial.
Campeão pela primeira vez, Leo Oliva, como é conhecido, começou a se preparar por volta de julho do ano passado, depois de ter conquistado o terceiro lugar desse mesmo campeonato. “Passei a buscar ideias e tive um insight de falar sobre cachaça e café, duas bebidas que tenho um apreço muito grande”, conta.
Para conquistar o título inédito, apresentou coquetéis que representavam algumas das etapas do processo de produção da cachaça, como colheita, fermentação e destilação. Para dar equilíbrio aos drinks, utilizou caldo e melaço de cana-de-açúcar, hidromel feito de casca de café, vinho fortificado espanhol, CO2 para gaseificação de uma das bebidas, blend de cachaças envelhecidas em carvalho americano e em jequitibá, cajuína destilada a frio, ácido lático, uísque nacional e, claro, café especial brasileiro.
"Fiz uma apresentação fazendo uma correlação entre os meios de produção da cachaça dentro do café, onde eu apresentei três coquetéis", informa. Foram dois na primeira etapa, e o Irish Coffee na final. Cada um dos três coquetéis simbolizavam as etapas da produção. "Meu coquetel frio falava sobre a fermentação da cana-de-açúcar; o meu segundo coquetel, o coquetel quente, falava sobre a destilação da cachaça, e meu Ariscoff, terceiro coquetel, falava sobre o envelhecimento em madeiras nacionais para cachaça", detalha.
Esta foi a segunda participação do barista na competição. Em sua primeira vez, no ano passado, ficou em terceiro lugar. Com o título, Oliva se junta a Eduardo Olímpio como representante do barismo e dos cafés especiais do Brasil na disputa do mundial que acontece de 26 a 28 de junho em Genebra, na Suíça.
Vice com cartel de campeão
Vice-campeão na edição deste ano do Coffee in Good Spirits, Munari traz na bagagem o bicampeonato nos anos 2023-2024 e o terceiro lugar em 2020. "A idéia foi criar conexões entre café e uísque, falando sobre os sabores que eles carregam das suas origens e processos; por isso, para cada café, um uísque diferente", explica Munari. "Para a primeira bebida, usei um café do campo das vertentes e um uísque de Speyside; para a segunda bebida, um café da Alta Mogiana e um uísque Highlands", detalha.

Anualmente, a BSCA realiza ações com o objetivo de manter elevado o padrão das competições nacionais de barismo e capacitar os profissionais da área. Desde 016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers Cup, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.
O Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits é mais uma ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, que tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.