Bom Gourmet
Bares e restaurantes têm desempenho abaixo do esperado em setembro
O setor da alimentação fora do lar passa por um período difícil. A demanda por bares e restaurantes está concentrada em datas comemorativas e períodos de promoções. Com isso, meses como setembro, quando não há uma data forte para o setor, acabam tendo diminuição nas vendas. Essa é a análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em pareceria com a empresa de pagamentos Stone, as vendas de setembro de 2024 caíram 4% em relação ao mês anterior. Quando comparado com o mesmo período no ano passado, a queda foi de 4,5%.
Para o economista, o desempenho do setor acompanha o movimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país – apresenta resultados positivos em alguns meses e negativos em outros. Mesmo assim, o Dia das Crianças deve trazer números melhores para o mês de outubro.
A recomendação de Tonin é investir na divulgação de eventos especiais para datas comemorativas, manter a equipe treinada e evitar desperdício. Para momentos com menor demanda, o ideal é manter a operação o mais enxuta possível.
Ficar atento à novos canais de venda, como o WhatsApp, também é crucial nesses períodos. “O consumidor tem consciência que o dinheiro está curto. Essa condição o credencia para ser mais exigente e ansioso”, conclui o economista.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.