Bom Gourmet
Bares e restaurantes têm desempenho ruim em agosto, mostra pesquisa
Desempenho em agosto deste ano foi abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado, aponta levantamento. Bigstock
O Dia dos Pais serviu para aumentar o movimento de bares e restaurantes no mês de agosto, mas mesmo assim o desempenho do período foi menor que o esperado. Fatores como o endividamento das famílias e a inflação tem afastado consumidores da alimentação fora do lar. Essa é análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo..
Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 26% dos estabelecimentos tiveram prejuízo em agosto deste ano, 35% mantiveram o orçamento em equilíbrio e 39% obtiveram lucro.
Para o economista, a renda restrita dos consumidores e a competição do orçamento de consumo com outros gastos têm feito com que menos pessoas vão a restaurantes. Os gastos com cassinos on-line e bets, por exemplo, já ocupam 2% do orçamento mensal das famílias. De acordo com a Abrasel, 71% dos bares e restaurantes relataram queda no movimento nos últimos meses.
Outra dificuldade que afeta empresários do ramo é a de repassar o aumento dos preços dos insumos aos produtos – problema enfrentado por 40% dos estabelecimentos.
A situação observada em agosto de 2024 é pior do que a registrada durante o mesmo período do ano passado, quando 24% dos empresários tinham prejuízo, 34% estavam com o orçamento em equilíbrio e 41% registravam lucro.
“Nos próximos 60 dias, o setor ainda terá que lidar com a baixa demanda. Além disso, a maior seca dos últimos 40 anos deve reduzir a oferta de alimentos e causar aumento nos custos de insumos. A recomendação é apertar o cinto, pois virá turbulência. Passado esse período, virá o 13º salário, as festas de fim de ano e o período de férias, que tendem a aliviar o orçamento dos empresários do setor”, conclui Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.