Bom Gourmet

Bares e restaurantes devem aproveitar clima econômico favorável para planejar o fim de ano

Bom Gourmet
27/08/2024 18:05
Thumbnail

Momento é de otimismo no cenário econômico, mas é preciso observar as oscilações do mercado e se preparar para as vendas de fim de ano, orienta economista. Bigstock

Manter um planejamento rigoroso, preparar novas contratações para atender a demanda de fim de ano e estar atento às flutuações do mercado. Essas são as dicas do economista do FoodCo., João Ricardo Tonin, para bares e restaurantes de olho nos próximos quatro meses. A ideia é aproveitar a recente melhora no humor do mercado com a economia brasileira para se preparar para o fim do ano. A mudança positiva se explica sobretudo pela melhora no cenário econômico dos Estados Unidos, com inflação contida, que deve possibilitar a redução da taxa de juros. E isso costuma transmitir otimismo ao mercado brasileiro.
Mesmo com o clima econômico mais favorável, ainda há preocupações com a inflação no Brasil, lembra Tonin. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) deve fechar o ano em 4,28% e o IGPM (Índice Geral de Preços - Mercado), em 3,76%. "Essas perspectivas causam certa apreensão, já que o Banco Central não só afirmou que não pretende cortar as taxas de juros como já existe projeção de um leve aumento de 0,25% na taxa Selic. A expectativa é que o aumento não seja necessário, sobretudo considerando a expectativa de crescimento nas vendas de fim de ano", explica.
Já com relação ao PIB, a projeção do mercado é positiva, com sinalização de crescimento de 2,43% este ano, impulsionado em boa parte pelo setor de serviços, que deve crescer 2,6%. Já o agropecuário passa por dificuldades sobretudo pelos problemas climáticos; a projeção é de retração de 1,5%.
"O mercado está revendo gradualmente para melhor suas expectativas quanto ao consumo e ao desempenho das empresas", retoma o economista. "É provável que a partir de setembro haja maior movimentação dos estabelecimentos. A recomendação é manter um planejamento rigoroso, preparar as novas contratações para atender as demandas das festas e ficar atento às flutuações de mercado", orienta.
Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.
VEJA TAMBÉM