Bom Gourmet

Bala de Banana de Antonina se torna Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná

Bom Gourmet
03/09/2025 11:29
Thumbnail

Crédito: Reprodução/AEN

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou, nesta terça-feira (2), um projeto de lei que reconhece a Bala de Banana de Antonina como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A aprovação segue uma série de medidas que tem sido adotadas nos últimos anos para valorizar o produto regional.
O projeto, número 317/2025, é de autoria do deputado estadual Gilberto Ribeiro (PL) e recebeu 38 votos favoráveis e nenhum contrário. A votação foi acompanhada pelas proprietárias das empresas Bala de Banana Antonina e Bananina, as duas principais fabricantes do doce.
A Bala de Banana de Antonina é reconhecida com o selo de Indicação Geográfica (IG), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), desde dezembro de 2020. De lá pra cá, se tornou inspiração para diversos produtos temáticos, de cerveja artesanal a linha cosméticos, e até ganhou um documentário sobre sua história, produzido pela TV Câmara em parceria com o Sebrae.
Hoje, as fábricas de Antonina comercializam seus produtos para várias regiões do Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso. A decisão da Alep reforça a importância cultural e econômica da bala, considerada um dos produtos mais emblemáticos do Paraná.