Bom Gourmet

Com foco na inovação, Bacco se consolida como uma das principais destilarias premium no Brasil

Gabriel Faria
04/12/2025 15:37
Thumbnail

bacco

Encontrar bebidas destiladas de alta qualidade no Brasil já foi uma tarefa desafiadora. Até alguns anos atrás, era preciso importar esses produtos de marcas estrangeiras, o que tornava a operação cara e restrita. Marcas como a curitibana Bacco Destilados surgiram justamente com o propósito de contornar este entrave: fornecer bebidas nacionais premium, vendidas por menos da metade do preço das importadas.
A ideia surgiu primeiro como hobby. Em 2017, os sócios José Henrique Tomasson, Gilmar Luiz Tomasson e Hyan Assano se juntaram para começar a operação, produzindo bebidas para amigos e familiares. O primeiro produto da linha foi o limoncello, feito a partir de uma receita da bisavó italiana dos irmãos Tomasson.
Um ano depois, foi lançada a vodka, que logo se tornou carro-chefe da marca – especialmente depois de conquistar reconhecimento internacional. Em 2022, a bebida feita de cevada conquistou a medalha de ouro no World Vodka Awards, realizado em Londres, como a melhor vodka do Brasil na categoria neutra e pura, ficando lado a lado com grandes marcas do mercado internacional e consolidando uma trajetória de sucesso – um ano antes, ela também recebeu o ouro na 20ª edição do Concurso Brasileiro de Vinhos e Destilados.
Desde então, o negócio cresceu e o portfólio acompanhou esse movimento. Já em 2021, a Bacco operava sua própria fábrica, em São José dos Pinhais, que depois foi transferida para uma unidade maior, em Pinhais, no ano de 2024. Além da vodka e do limoncello, a marca passou a oferecer opções de licores, gin, espumas para drinks e até aperitivos sem álcool inspirados nos destilados, vendidos sob a marca Miden.
Para José Henrique Tomasson, as destilarias artesanais se tornam uma opção vantajosa frente à grande indústria pela possibilidade de negociar direto com o produtor. "Conseguimos entregar um atendimento muito mais próximo, com garantia de procedência. O cliente compra direto da fábrica, sem nenhum atravessador no meio. Trabalhamos com produtos de alta qualidade por preços acessíveis quando comparados com as bebidas que vem da Suécia, Holanda ou Inglaterra", conta.

Foco no food service

Hoje, a Bacco Destilados oferece seus produtos em mais de 20 estados do país. A marca está presente em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com cerca de 70% do seu faturamento concentrados no Paraná e em São Paulo.
O principal mercado atendido pela Bacco é o do food service. Entre os clientes, estão redes como Fasano, Madero, Rubaiyat, Kharina, Janela e Sirene. Para atender este público, a marca desenvolveu embalagens especiais de cinco litros, feitas com caixas de papelão e sacos plásticos.
"Com essas embalagens, reduzimos muito a quantidade de resíduos gerados. Além disso, tanto o plástico quanto o papelão são muito mais reciclados no Brasil do que o vidro, então também facilita o descarte desses resíduos", explica Tomasson.
Mesmo com o foco no food service, a Bacco está começando a trabalhar com o setor de varejo também. Os produtos já podem ser encontrados nas prateleiras de supermercados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, e o plano é expandir ainda mais essa distribuição no próximo ano.

Produtos zero álcool

A inovação é uma parte importante do espírito da Bacco. Por isso, a empresa se tornou pioneira na fabricação de aperitivos sem álcool no Brasil, voltados para a produção de drinks. A marca Miden surgiu em 2024 com o propósito de trazer os sabores das bebidas destiladas em uma versão zero álcool, para atender aqueles que não querem ou não podem beber, mas adoram degustar um bom coquetel.
Até o momento, a Miden tem dois produtos no seu portfólio: o Alternative Italian Zero, bitter feito de laranja, ideal para coquetéis do tipo spritz; e o Alternative London Zero, feito com zimbro e outras especiarias, que lembra o sabor do gin. Para 2026, a marca também aposta no lançamento de um aperitivo amadeirado para substituir o whiskey.
"Hoje em dia, é comum encontrar cartas de drinks sem álcool muito baseadas em sucos e xaropes, e esses produtos acabam tendo um perfil muito doce. Quando a gente olhou para isso, pensou 'por que não existe opção de coquetel sem álcool amargo?'. Então, desenvolvemos uma trinca de produtos que dão uma grande versatilidade na coquetelaria: um bitter, um herbal e um amadeirado", diz Tomasson.
Os dois produtos lançados pela Miden já foram destaque internacional. Tanto o Alternative Italian Zero quanto o Alternative London Zero receberam medalha de bronze na categoria No & Low Drinks do World Drinks Awards 2025, ficando, também, lado a lado com marcas consolidadas como Tanqueray 0,0% e Gordon's 0.0%.
Com o lançamento do aperitivo amadeirado, a marca pretende se consolidar como um dos principais nomes da coquetelaria zero álcool no país. "O mercado aqui ainda está engatinhando. Mas, olhando para relatórios da Euromonitor, percebemos um grande crescimento nas cervejas sem álcool no Brasil e nos destilados sem álcool nos Estados Unidos. A gente percebe uma onda forte baseada no bem-estar e consumo consciente, então acredito que o marcado das bebidas zero álcool vai crescer muito ainda", conta.