Bom Gourmet
Aurora Coop assume operação da paranaense Alegra do grupo UNIUM
Terceiro maior grupo agroindustrial de proteína animal do Brasil, a catarinense Aurora Coop agora é dona da marca Alegra, antes pertencente ao grupo paranaense UNIUM, formado pelas cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. A empresa de Santa Catarina assumiu nesta segunda-feira (16) a operação da planta industrial de suínos da UNIUM localizada no município de Castro, região dos Campos Gerais.
Em junho, a Aurora Coop havia firmado acordo de intercooperação para a aquisição da Alegra, cuja operação era realizada em conjunto pelas três cooperativas parananses que formam a UNIUM. A negociação foi aprovada em setembro pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Isso possibilitou que, neste mês de outubro, a Aurora Coop assumisse efetivamente o controle operacional da indústria de processamento de carne suína.
Aurora Coop conta com 14 cooperativas agropecuárias filiadas
Com essa operação, as cooperativas paranaenses Frísia, Castrolanda e Capal passam a integrar também o quadro de associadas da Aurora Coop. Na condição de Cooperativa Central, a catarinense conta agora com 14 cooperativas singulares agropecuárias filiadas. Além disso, a Aurora Coop passa a operar oito plantas industriais de suínos e eleva sua capacidade de abate de 28,5 mil para 32 mil suínos/dia.
A unidade de abate e processamento de suínos de Castro foi inaugurada em 2015 e tem área total construída de 40 mil m². A capacidade de abate da planta industrial é de 3,5 mil suínos por dia. A indústria emprega diretamente 1.736 trabalhadores, os quais serão em sua maioria transferidos para a nova proprietária.
O mix de produtos gerados por essa planta industrial é formado por produtos que levam a marca Alegra, como cortes in natura, miúdos, defumados, salgados, temperados, linguiças frescais, linguiças cozidas, salame, copa e fatiados, além de presuntaria. A produção de industrializados é da ordem de 38,6 mil ttoneladas e a produção de cortes chega a 47,2 mil toneladas/ano. A planta está habilitada para exportação aos mercados da África do Sul, Argentina, Hong Kong, Líbano, Paraguai, Singapura, Ucrânia, Uruguai e Vietnã.
.