Bom Gourmet
Atletiba gourmet: confira opções gastronômicas nos dois maiores estádios da capital
Semana de Atletiba é daquele jeito: tensão no ar, análises sobre o momento das duas equipes, comparação entre os atletas, números dos últimos clássicos e expectativa das duas torcidas para que a partida comece logo. Deve ser assim desde o primeiro confronto entre os times, em 8 de junho de 1924, no Parque Graciosa, quando o Coxa goleou o Rubro-negro por 6 a 3 pelo Campeonato Paranaense. O clássico, primeiro do ano, acontece novamente no próximo sábado (25), às 16h, no Couto Pereira.
O futebol tem também aquele poder de reacender memórias afetivas. Impossível esquecer a primeira vez em um estádio, o primeiro título ou a derrota mais doída. Os arredores, a cultura do torcedor, às vezes são tão ou mais divertidas que a própria partida. Se duas ou três décadas atrás, as opções para quem queria comer alguma coisa antes, no intervalo do jogo ou após a partida eram os tradicionais sanduíches de pernil, cachorro-quente, o famoso pão com bife do Durival Britto e Silva, ou Vila Capanema, e os imortais amendoins torrados - e todas essas possibilidades resistem tentadoras e saborosas na portas dos estádios, para a felicidade do torcedor -, hoje há muito mais opções. Às barraquinhas, somam-se bares e restaurantes cuidadosamente preparados, anexos aos estádios, para atender o público que frequenta as partidas e os demais eventos que acontecem em estádios e arenas pelo país. Em Curitiba, não é diferente.
Bom Gourmet visitou alguns lugares anexos à Ligga Arena e ao Couto Pereira, uma semana antes do clássico, para conferir os diversos menus disponíveis não apenas em dias de jogos e shows, mas durante a semana, quando os gramados e as arquibancadas estão vazios. No Boulevard Buenos Aires, provamos o Big Bear Burger e o The Oak; no Alto da Glória, o Coxa Sports Bar & Parrilla e o Sirene.
"Existe um público hoje mais exigente, que prefere um chope artesanal, um hambúrguer de mais qualidade", avalia Felipe Tezelli, proprietário do Big Bear Burger, instalado desde julho de 2023 no Boulevard da Ligga Arena. Ele vê também uma mudança no público que vai além do hábito alimentar. Com as arenas mais modernas, herança da Copa do Mundo de 2014 disputada no Brasil, há também uma mudança no público. Os ingressos mais caros contribuem para um tíquete médio mais elevado nos dias de jogos, o que se reflete também em dias de shows e outros eventos.
Rodrigo Ramires, sócio-proprietário do Coxa Sports Bar & Parrilla, também enxerga outro tipo de cultura no torcedor que vai ao Couto Pereira nos dias atuais. O estabelecimento, que ocupa o lugar da antiga churrascaria Alto da Glória, fica praticamente debaixo de uma das arquibancadas do estádio, em frente ao estacionamento. Em dias de jogos, o 'esquenta' dos torcedores que entram pelo portão da rua Ubaldino do Amaral acontece ali em frente. "A gente tem esse hábito de conversar muito com o cliente", diz Ramires. "E a gente sabe que o torcedor tem outro tipo de cultura, mas sendo carne, eles lembram da churrascaria, então, de uma maneira ou de outra, isso vincula a memórias que ele tem de ter vindo no passado, quando havia a churrascaria", aponta.
Com os corações ansiosos pelo primeiro Atletiba do ano, confira quatro opções que refletem esse novo momento gastronômico nos dois maiores estádios da capital, duas em cada uma das casas dos dois principais rivais do estado.
Ligga Arena
Big Bear Burger
Em atividade desde julho de 2023 no Boulevard Buenos Aires, a marca Big Bear Burger surgiu como Food Truck em 2015. Três anos depois, abriu a primeira unidade em um espaço fixo, no Batel. Em 2020, veio a segunda unidade, na Mercadoteca, no Mossunguê. Anexa ao estádio do Athletico, a unidade oferece todo o cardápio da rede de segunda a domingo. Em dias de jogos e eventos, oferece apenas o cardápio de hambúrgueres. Entre os mais pedidos pelo torcedor estão o BBB - Burger black angus de fraldinha (120g), queijo prato, bacon, alface americana, tomate e maionese temperada.
Agora, se você estiver a fim de experimentar o almoço, uma boa pedida é o Salmão Grelhado (R$ 45), que leva até quatro acompanhamentos. A unidade do boulevard é a única operação da marca a oferecer pratos executivos no almoço.
O Big Bear Burger Arena fica na Rua Buenos Aires, 1160, loja 4.03. O Instagram é @bigbearburger.
The Oak
Desde novembro de 2022 em atividade no boulevard, o The Oak chega a vender 1.500 litros de chope em dias de jogos. Já entre os pratos mais pedidos pelos torcedores estão o pão com bolinho, a porção de batata frita e o chicken and chips (tiras de frango empanadas na farinha com chips).
Em dias de atividades normais, uma boa sugestão é a bruscheta marguerita (tomate, queijo, cebola e manjericão). Na programação em dias que não há jogos, os destaques são as Open Wine, terças e quintas, das 18h às 22h e as sextas com música ao vivo, a partir das 22h.
O The Oak fica na Rua Buenos Aires, 1160, loja 3.01. O Instagram é @theoak_arena.
Couto Pereira
Coxa Sports Bar & Parrilla
Inaugurado em 12 de outubro de 2024, em meio às comemorações dos 115 anos do Coritiba, o Coxa Sports Bar & Parrilla funciona na antiga sede da churrascaria Alto da Glória, anexo ao estádio, no estacionamento. No conceito, soma a tradição da parrilla uruguaia com a atmosfera vibrante dos sports bars norte-americanos. Ao lado da Coxa Store, em dias de jogos, dependendo do público que vai ao estádio, chega a vender uma média de 200 hambúrgueres - entre os preferidos, o tradicional e o barbecue bacon. Todos os hambúrgueres da casa são feitos na brasa.
Na derrota contra o Londrina, no dia 12, o bar registrou a venda de 2 mil garrafas de cerveja 600m e 400l de chope, somando antes e depois da partida. Entre os destaques do cardápio estão as carnes cozidas lentamente sobre a brasa. As tábuas servem duas pessoas, com batata-frita, arroz, maionese e farofa para acompanhar. Na carta de drinks, o craque do elenco é o Coxa Doido: Licor 43 com espuma de gengibre. A cor do drink é verde, como não poderia deixar de ser. Oberdan Batista, bartender que assina a criação, garante que a bebida reúne 115 ingredientes - que ele não revela -, já que foi criado para celebrar o aniversário do clube no ano passado.
O Coxa Sports Bar & Parrilla fica na Rua Ubaldino do Amaral, 63. O Instagram é @coxasportsbar.
Sirene
"Essa é a visão mais top que existe", celebra Leonardo Teixeira, proprietário do Sirene, marca curitibana de franquias, hoje com 16 unidades em todo o país, seis na capital do estado. A unidade do Alto da Glória está em frente ao portão 3 do Couto Pereira desde o dia 28 de abril de 2023. No carro-chefe da casa, que fica a alguns passos do palco do primeiro Atletiba de 2025, está o Fish and Chips. Porções de lula, camarão e de batata com cheddar e bacon estão entre as opções.
Entre os hambúrgueres no pão brioche ("estilo McDonald's", brinca Leonardo), há opções como o Salad Fish, o Cheddar & Bacon Fish e o Jelly Fish. O Sanduba do Polvo chegou no final do ano passado: pão macio, polvo defumado, cebola roxa, pepino, cream cheese e vinagrete do mar. Para os veganos, a casa preparou o Fakie Salad e o Fakie American, ambos feitos com hambúrguer de ervilha.
Em dias de jogos, o pilsen Anbier é o chope mais vendido entre os homens. Já as mulheres, informa Leonardo, preferem o chope de vinho e o 'Espuma do Mar', o chope de vinho branco.
O Sirene fica na Rua Amâncio Mouro, 77. O Instagram é @sirene_altodagloria.