Bom Gourmet
Aprenda receita de picadinho de carne moída bem soltinha
Na correria do dia a dia, a carne moída acaba sendo uma ótima opção para preparar uma refeição simples e saborosa. Na receita de hoje, o chef Rafael Albino, do restaurante Ko.Zinha, ensina a preparar um "picadinho" feito com carne moída, que funciona bem com uma variedade de acompanhamentos e atende à diferentes bolsos. Aqui, o corte não importa muito: pode ser feito com acém, miolo da paleta, patinho, coxão mole, fraldinha ou mesmo alcatra e filé mignon. O resultado fica delicioso do mesmo jeito.
Mas, antes de preparar a receita, confira algumas dicas do chef para deixar sua carne moída bem soltinha:
- Antes de preparar, descongele a carne aos poucos na geladeira. De preferência, de um dia para o outro.
- Se você tem o hábito de temperar ou salgar a carne ainda crua, não faça mais isso! Coloque o azeite ou o óleo (e cebola e alho, caso for utilizar) e refogue a carne. Quando ela já estiver marrom e fritinha, adicione os temperos desejados. Pimenta-do-reino e sal por último. Você vai ver como vai fazer a diferença. Assim evita dela soltar muita água.
- Para evitar que forme grumos de carne moída, é preciso ficar mexendo sempre. Vá desmanchando os grumos à medida que cozinha a carne.
- Com a carne já fritinha e sequinha, adicione os temperos! Explore diferentes ingredientes que vão dar mais sabor à sua carne: molho inglês, pedacinhos de tomate ou azeitona picados e sem caroço, tiras de pimentão ou cenoura, abobrinha ou cogumelos, folhas de louro, entre outras ervas aromáticas.
- Além dos temperos utilizados, que tal moer junto com a carne um pedaço de bacon? Sua carne vai ficar muito mais saborosa.
Agora que você já sabe como preparar sua carne, vamos à receita! Veja como preparar picadinho de carne moída:
Picadinho de carne moída
Rafael Albino, Ko.Zinha
Ingredientes:
- 250g de carne moída;
- 100g de bacon em cubos;
- 1 maço de cebolinha;
- 1 cebola média cortada em cubos regulares, brunoise;
- 3 ou 4 dentes de alho descascado e cortado brunoise ou a gosto;
- 1 pimenta dedo de moça, com ou sem sementes (de acordo com a ardência desejada);
- 1 copo de vinho tinto;
- 1 colher chá de farinha de trigo;
- 500ml de água;
- 1 colher de manteiga;
- Sal a gosto.
Modo de Preparo:
- Em uma panela bem quente, acrescente manteiga e doure aos poucos a carne. Depois, retire e reserve. Na mesma panela, frite o bacon – não é necessário óleo ou outro tipo de gordura, pois, o bacon já tem gordura suficiente.
- Adicione a cebola, alho e pimenta – com bacon já frito. Se necessário, pode adicionar um pouco de azeite de oliva.
- Aproveitando a gordura na panela, adicione a farinha de trigo e refogue até ficar dourado (o trigo deverá cozinhar para não ficar com gosto de cru).
- Adicione o vinho para deglaçar o fundo da panela. Quando engrossar, adicione a água e deixe cozinhar. Após reduzir pela metade, adicione a carne moída selada. Apure o sal a gosto e a manteiga. E finalize com cebolinha.