Bom Gourmet
Aprenda a fazer torresmo gigante, o petisco que viralizou na internet
Picadinho, acompanhando a cerveja ou a feijoada. É assim que os brasileiros estão acostumados a comer torresmo, mas, ultimamente, uma variação do petisco viralizou na internet: o torresmo gigante, cortado como se fosse um rocambole.
“A textura e o sabor são os mesmos, o que chama a atenção é a aparência”, conta o chef Melchior Neto, do Gema Bar e Restaurante, em São Paulo. Segundo ele, após receber o vídeo de um homem cortando um torresmo gigante em um boteco em São Caetano do Sul, ligou para o açougueiro do próprio bar e pediu 100 quilos de torresmo para colocar em prática a mesma técnica. “Em uma semana eu vendi os 100 quilos!”, comenta.
Como fazer?
Apesar de inusitado, o prato não é difícil de ser reproduzido em casa. São apenas três procedimentos, de acordo com o chef: passar bicarbonato e limão na pele do porco, colocar no forno por uma hora para que a carne perca a gordura e fritar em óleo quente. “O primeiro deles eu aprendi com a minha avó, é um segredo de família e é o que vai contribuir para que a carne pururuque mais quando frita”.
Além disso, Melchior Neto dá uma dica indispensável. “Ao comprar o torresmo para fazer em casa, é importante pedir que ele venha com carne de costela (é o que chamamos de panceta), se não, ele vai secar completamente no forno e ficar impossível de cortar”.
No restaurante, o chef serve o torresmo gigante com um molho especial de goiabada trufada, de sua autoria, preparado com goiabada cascão derretida em água com um fio de azeite trufado. “Gosto de misturar coisas simples com outras mais sofisticadas, além de que a mistura do doce com o salgado fica muito bom. Recomendo a tentativa”.
Desde a última semana, quando começou a vender o petisco, Melchior teve um aumento de 60% nos pedidos de torresmo. Ele conta que a ideia é continuar preparando a receita e que a expectativa é vender ainda mais. “Agora é um caminho sem volta, essas coisas marcam as pessoas e todo mundo quer provar!”, diz satisfeito.
VEJA TAMBÉM: