Bom Gourmet
Como fazer kombucha?
Uma bebida gaseificada, levemente ácida e pouco adocicada, mas que não é espumante, nem refrigerante. É o kombucha, um chá fermentado. O nome parece japonês, mas há registros de que a cultura viajou do Oriente Médio ou da Rússia em direção ao país nipônico. Hoje se encontra em países de todos os continentes, especialmente nos Estados Unidos, onde a produção passou de artesanal para escala industrial.
Em Curitiba, Claudia Cardoso abriu a Biozen Kombucha há pouco menos de um ano e, a pedido do Bom Gourmet, ensina a receita caseira que costumava preparar em casa antes de expandir sua produção. O chá é preparado com bastante açúcar, que vai alimentar a colônia de bactérias e fungos presente na “panqueca” e transformar o líquido em kombucha. É preciso de um meio ácido para começar a fermentação: pode-se acrescentar vinagre de maçã ou parte de um kombucha pronto. Para conseguir uma colônia, grupos do Facebook e blogs sobre kombucha doam as “panquecas”.
Após a primeira fermentação, a cor da bebida muda bastante: passa de um chá preto para um tom mais amarelado. A sugestão da empresária é, depois da primeira fermentação, saborizar o kombucha com suco de fruta de sua preferência e fermentar por mais dois dias em recipiente fechado para gaseificar. Depois, deixar em geladeira para parar a fermentação e beber gelado.
Veja a receita
Ingredientes
2 litros de água mineral
¾ de xícara de açúcar cristal orgânico (150 g)
4 ou 5 saquinhos de chá preto (ou 7 gramas de chá preto)
2 colheres de sopa de vinagre de maçã (ou 1 xícara de chá já fermentado)
1 “panqueca” de kombucha
¾ de xícara de açúcar cristal orgânico (150 g)
4 ou 5 saquinhos de chá preto (ou 7 gramas de chá preto)
2 colheres de sopa de vinagre de maçã (ou 1 xícara de chá já fermentado)
1 “panqueca” de kombucha
Dica: Há fóruns e grupos no Facebook com pessoas que doam a “panqueca” ou o scoby, como é chamada a colônia do kombucha.
Rendimento: 2 litros
Modo de preparo
Passo 1
Em uma panela, ferva 2 litros de água e assim que começar a borbulhar, desligue o fogo. Coloque o açúcar e mexa até dissolver.
Passo 2
Acrescente os sachês de chá. Deixe descansar de 10 a 15 minutos, descarte os sachês e espere o chá esfriar.
Passo 3
Coloque o líquido em um recipiente de vidro e acrescente o vinagre de maçã (ou o chá fermentado).
Passo 4
Coloque o scoby, ele é fundamental para o chá fermentar.
Passo 5
Cubra o recipiente com um pano limpo e prenda com um elástico. Deixe fermentar de 12 a 25 dias em um ambiente seco, arejado e sem incidência de luz direta.
A partir do 12.º dia, prove um pouco todos os dias até que chegue a um sabor azedinho e levemente adocicado que seja agradável ao paladar. Retire o scoby da jarra e guarde-o em outro recipiente com um pouco de kombucha para uma próxima fermentação. O líquido está pronto para beber, mas é possível fazer uma segunda fermentação.
Encha garrafinhas ou potes de vidro com o kombucha até um pouco mais da metade. Preencha o restante com o suco de sua preferência e feche bem. Coloque as garrafas fechadas em ambiente seco, fresco, longe da luz e deixe-as descansar de 3 a 5 dias. Refrigere antes de consumir.
Tempo: 30 minutos de preparo e no mínimo 15 dias de fermentação.
Custo: R$ 6