Bom Gourmet
Após dez anos, chef executivo Rubens Catarina deixa o D.O.M

O chef Rubens Catarina. Ricardo D'Angelo
O chef Rubens Salfer, ou Rubens Catarina, vai deixar o D.O.M, de Alex Atala, eleito um dos melhores chefs do mundo em 2024. Catarina, que começou como estagiário no restaurante paulistano e atualmente é chef executivo, encerra um período de dez anos no estabelecimento, duas vezes estrela Michelin e que também figura em listas de melhores do planeta.
A saída aconteceu "numa boa", afirmou em primeira mão ao Bom Gourmet, e era algo já conversado entre ele e Atala há cerca de um ano. Catarina entende que é hora de seguir outra direção. O chef se prepara para iniciar uma nova etapa na carreira, com uma possível operação no Beto Carreiro World, em Penha, Santa Catarina. A intenção é viver um novo desafio mas também estar mais próximo da família - ele é natural de Joinville. No momento, ele participa do Festival MasterChef realizado no parque. A programação acontece até 9 de março.
VEJA TAMBÉM:
O chef deu os primeiros passos na cozinha ainda na adolescência. Cursou gastronomia em Santa Catarina, e deixou o país para experiências no exterior. Em Portugal, estagiou no restaurante do hotel 5 estrelas Vila Vita Parc. Na França, trabalhou com o 3 estrelas Michelin Miguel Guérard, e no também 3 estrelas Arzak, na Espanha, do chef Juan Mari Arzak. Lá, se especializou em Gestão e Administração de restaurantes na Basque Culinary Center, em San Sebastián.
Voltou ao Brasil e 2014, para um estágio no D.O.M, onde entre outras atividades, preparava a comida dos funcionários, contou ao Bom Gourmet. Hoje é professor, palestrante e está à frente do podcast O Antiácido.