Bom Gourmet
Amante de carne? Conheça os cortes servidos no Festival Bom Gourmet e onde encontrar
Seja no prato feito ou no churrasquinho de domingo, a carne é protagonista na mesa dos brasileiros. Há quem diga, inclusive, que, sem ela, a refeição está incompleta. Para os amantes da proteína, o 13º Festival Bom Gourmet chega com uma variedade de cortes e preparos de dar água na boca. Conheça quais são eles e onde encontrá-los.
Filé Mignon, oqueridinho
Impossível não começar essa lista com o mais querido de todos os cortes. Reconhecido como a parcela mais magra e macia do gado bovino, o filé mignon é o chamariz de doze menus nesta edição do Festival Bom Gourmet.
No restaurante La Vaca Steakhouse, por exemplo, ele é servido no jantar, braseado em mix de lenhas ao creme de aceto restrito, acompanhado de purê de batata trufado e brunoise de cogumelos. É ou não é de salivar?
Confira outros restaurantes que servem mignon
Chorizo, suculênciaincomparável
Famoso na gastronomia argentina, o chorizo é a parte do meio do contrafilé que, por conta da capa generosa de gordura, tem uma suculência incomparável. Trata-se de um corte muito apropriado para churrasco, competindo, inclusive, com a picanha brasileira.
No Festival Bom Gourmet, ninguém melhor para servi-lo com maestria do que o restaurante Cabaña Montefusco, especializado em parrilla argentina. Em ambas as refeições, o corte é protagonista, sendo servido com salsa criolla e papas fritas, no almoço, e com maionese de batata, e cebola e pimentão na brasa, no jantar.
Confira outros restaurantes que servem chorizo
Bife ancho, o primonobre
Também característico da Argentina, o bife ancho é conhecido no Brasil como filé de costela e a tradução literal de seu nome é “bife largo”, se referindo à espessura com a qual é servido. Por também ser extraído da região do contrafilé, o corte é considerado o primo nobre do chorizo.
Nas três unidades do Bull Prime Carnes Nobre – no Batel, Cabral e Pátio Batel – a carne é servida no jantar do Festival Bom Gourmet, acompanhada de purê de abóbora.
Confira outros restaurantes que servem bife ancho
Entrecôte, versátil esaboroso
Pode ser que você não saiba, mas o entrecôte e o bife ancho são o mesmo corte. Sim, você leu certo: o que muda entre os dois é o nome, desta vez, adaptado para o francês – também conhecido na região como Noix – e que se popularizou pelo mundo todo.
Nesta edição do Festival Bom Gourmet, a nomenclatura europeia foi adotada por mais restaurante do que a argentina, mas o sabor, é claro, permanece delicioso. No Badida Carnes Nobres – que tem unidades no ParkShoppingBarigui e na Sete de Setembro – o entrecôte é servido em ambas as refeições, acompanhado de arroz birô-biro (com batata-palha, linguiça e ovos) e farofa de mandioca, ovos, azeitona e cebolinha.
Confira outros restaurantes que servem entrecôte
Outros cortes doFestival
Além dos mais tradicionais, outros cortes foram apostas de restaurantes para esta edição do Festival Bom Gourmet. É o caso do Ox Room Steakhouse, que está servindo em ambas as refeições o top sirloin: steak marinado com purê aveludado de batata com queijos, picles de cebola roxa, molho rústico e farofa crocante.
Confira outros cortes do festival
Prefere carne suína?Também tem!
Se você é amante de carne, com certeza, a de porco não pode ficar de fora do cardápio. Apesar de menos frequente nos menus do Festival, ela é a aposta irresistível de três casas. No Vindouro, por exemplo, o destaque é a pancetta (barriga suína), servida ao molho jalapeño com batatas ao murro, legumes e farofa de abacaxi.