Bom Gourmet
Altas temperaturas são oportunidade para aumento de movimento em restaurantes
As altas temperaturas de fim de ano e um eventual retorno do Horário de Verão são uma boa oportunidade para bares e restaurantes aumentarem seu movimento. Nos dias quentes, ambientes climatizados e aconchegantes são convidativos, e o anoitecer mais tardio da estação motiva clientes a procurarem opções para o happy hour. Essa é a análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), dias com altas temperaturas tendem a resultar em um aumento de 15% do faturamento. A procura por bebidas cresce cerca de 40%. O economista alerta, porém, que caso o estabelecimento não forneça um ambiente confortável para temperaras elevadas, o efeito pode ser o contrário – lugares pouco arejados acabam por afastar consumidores.
Ainda de acordo com a Abrasel, o Horário de Verão aumenta a procura por restaurantes entre 10% a 15%. Quanto aos custos operacionais, Tonin destaca que o volume elevado de chuvas pode manter o preço da energia elétrica baixo. Com a cobrança em bandeira verde, investir em aparelhos de ar-condicionado se torna mais favorável. Decorações natalinas e opções especiais que remetam às festas também são uma boa forma de atrair movimento no período.
“Dadas as perspectivas de escassez de mão de obra, é recomendável antecipar as contratações no setor. Deixar para última hora pode resultar em salários elevados ou na oferta de serviços de qualidade baixa”, conclui o economista.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.