Bom Gourmet

Alep aprova projeto que exige divulgação do peso das porções em restaurantes. Associação do setor questiona

Bom Gourmet
17/04/2025 17:50
Thumbnail
Projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) estabelece que bares, restaurantes e lanchonetes divulguem o peso das porções, dos pratos individuais e de outras opções à la carte. De autoria da deputada Cristina Silvestri, o PL nº 775/2019 foi aprovado na segunda-feira (14). O projeto segue agora para sanção do governador Ratinho Júnior.
"Quando nos servimos em buffets, pagamos exatamente pela quantidade de comida que consumimos. Ao pedir um prato baseado apenas na descrição do cardápio, muitas vezes somos surpreendidos. É fundamental que o cliente saiba pelo que está pagando, para que suas escolhas sejam conscientes, evitando tanto a frustração de receber menos do que esperava quanto o desperdício de alimentos”, afirmou Cristina Silvestri em matéria publicada no site da Alep.
Para a parlamentar, a lei representa um avanço na legislação do estado m defesa dos direitos do consumidor. A seccional paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), porém, não concorda com a deputada. Consultado pelo Bom Gourmet, Luciano Bartolomeu, diretor executivo da entidade, reclama que Cristina não conversou com o setor para elaborar o projeto.
Bartolomeu entende que, uma vez aprovado, o projeto pode onerar o consumidor. "O projeto não vale só pelas boas intenções, mas sim pelo resultado prático", avalia. O diretor informou que a entidade deve procurar a deputada na próxima terça-feira (22) para sugerir melhorias "de uma maneira que não seja prejudicial ao setor de alimentação fora do lar e, principalmente, ao consumidor", afirma.
VEJA TAMBÉM:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail