Bom Gourmet
Aizu completa 10 anos como uma das referências da alta gastronomia japonesa em Curitiba

Fundado em 2015, o Aizu Japanese Cuisine mantém como pilar a experiência do Omakase ("deixar na mão do chef") no balcão. Crédito: Nini Gil.
O restaurante Aizu Japanese Cuisine completou 10 anos de atividade em Curitiba. Conhecido pela proposta de alta gastronomia japonesa, o restaurante mantém em sua trajetória a ênfase em ingredientes selecionados, atendimento técnico e experiência personalizada.
Fundado em 2015 pelo casal Hilda Igarashi e Edison Azuma, o Aizu trabalha com influências contemporâneas das cozinhas tailandesa, chinesa e vietnamita, e introduziu à cena local insumos pouco comuns na época, como atum bluefin (o "rei dos atuns, o maior da espécie e o mais caro do mundo), vieiras frescas, Black Cod (pescados do Alasca), trufas e foie gras.
Ao longo desta década, o Aizu manteve como um dos pilares da casa o serviço de Omakase – termo japonês que significa “deixar nas mãos do chef”. Nessa proposta, o cliente confia nas escolhas do chef, que busca oferecer uma experiência sensorial completa e personalizada a cada visita.
Agora, o restaurante, que tem a cozinha comandada pelos chefs Marcos Furtado e Cristiano Felde, passa a dar ênfase ao serviço de Omakase no balcão, reforçando a proximidade entre cliente e cozinha e destacando os ingredientes mais especiais da semana.
Durante o período da pandemia, o restaurante adaptou temporariamente sua operação ao sistema de delivery, com atenção à apresentação dos pratos e à logística de transporte. A proposta era manter, mesmo fora do ambiente físico, a experiência oferecida no salão.
O Aizu foi reconhecido no Prêmio Bom Gourmet 2024, na categoria Especialidades, reforçando sua posição entre os principais endereços gastronômicos de Curitiba.