Bom Gourmet

Abner Ivan é eleito como melhor chocolatier da América Latina no World Chocolate Masters

Beatriz Ponte
10/07/2025 16:45
Thumbnail

Eleito o melhor da América Latina, Abner Ivan se classifica para a fase mundial que será na Europa, em 2026. Crédito: Divulgação/World Chocolate Masters

O Dia Mundial do Chocolate teve um sabor mais doce para o chocolatier Abner Ivan. No último sábado, dia 7 de julho, o confeiteiro venceu a etapa sul-americana do World Chocolate Masters 2024/2025, uma das premiações mais importantes do ramo da chocolateria. A disputa aconteceu na Chocolate Academy de São Paulo e reuniu competidores da Argentina, Colômbia e do Brasil em uma prova intensa com mais de 9 horas de duração. 
Com o tema “Play!”, os competidores tiveram o desafio de criar uma sobremesa que remetesse à alegria proporcionada pelo chocolate e exigia cinco tarefas: a apresentação do conceito dos projetos, doces para compartilhar, criação de bombom com múltiplas texturas, escultura de chocolate e um doce de vitrine. O júri foi presidido pelo chef confeiteiro Flávio Federico e contou com especialistas de cada país participante. 
A etapa sul-americana foi uma das 15 seletivas do World Chocolate Masters, competição com mais de 20 anos de existência promovida pela Barry Callebaut, empresa suíço-belga que é líder mundial na produção de chocolate e produtos de cacau de alta qualidade. Agora, Abner Ivan irá enfrentar os campeões das outras seletivas na grande final, que acontece na Europa em 2026. 
Essa não é a primeira vez que o chocolatier enfrenta competições internacionais. Em 2014, Abner conquistou o 1º lugar na Feira Internacional de Chocolate de Óbidos, em Portugal e, no mesmo ano, esteve entre os 5 finalistas do concurso World Chocolate Masters Brasil. Para além dos concursos, Abner tem como destaque na sua carreira ser um dos criadores e idealizadores das esculturas do Parque Mundo de Chocolate, o primeiro da América Latina feito em chocolate.