Bom Gourmet
Nada de guacamole! Receitas doces e salgadas com abacate
Os brasileiros têm o costume de associar o abacate a preparos doces, enquanto em outros países a fruta é conhecida justamente pelo contrário: é comumente usada em sanduíches, saladas, bruschettas e outros. Por isso, o Bom Gourmet convidou a chef Fernanda Rossi, da Fevitto Integrais, para ensinar alguns preparos nada óbvios com o ingrediente. E o resultado foi uma salada de folhas com legumes, camarão e abacate, avocado toast (espécie de bruschetta com creme de abacate e salmão defumado ou tomate e azeitona) e, como não poderia faltar, uma sobremesa – nesse caso, tortinhas com recheio da fruta com cacau.
A chef explica que o abacate é um ingrediente versátil, por isso pode ser usado sem problemas nos mais variados preparos. “Acho que tem tudo a ver com frutos do mar, por exemplo, por isso combinei com camarões na salada e com salmão defumado sobre uma fatia de pão italiano tostado”, explica.
Na salada, o abacate foi colocado em fatias com chia por cima, já para o patê da avocado toast, a fruta é amassada com um garfo para que a textura fique mais grossa, com pedacinhos, e temperada com limão, sal e azeite. “Mas quem quiser pode adicionar também pimenta calabresa, salsinha, cebolinha, mostarda e até coentro, vai tudo do gosto de quem for comer”, explica.
Para as tortinhas doces, Fernanda processou abacate com cacau em pó e açúcar demerara até o creme ficar bem lisinho. Depois, ele foi colocado sobre bases feitas de tâmaras, nozes e coco, mas ele pode também ser servido sem a massa, apenas como um mousse.
Na hora de escolher um abacate para qualquer uma das receitas, é importante que ele não esteja nem muito verde nem muito maduro – a dica para escolher a fruta ideal é prestar atenção à pontinha, onde fica o cabo. Se estiver mais para o amarelo, o abacate está na textura ideal – se estiver muito escuro, passou um pouco do ponto, e se estiver verde é porque, claro, ainda não amadureceu