Bom Gourmet
5 dicas para incrementar sua receita de barreado
Eva dos Santos

A chef buscou algo que lembrasse os frutos do mar. Para deixar o prato ainda mais paranaense, usou Siri de Guaratuba com a técnica de barrear de Morretes. O prato da Eva leva carne de Siri com bacon, que dá o sabor de defumado, deixando o prato inusitado e saboroso. “Usar a técnica de barrear com outros ingredientes faz ganharem novos sabores na panela de barro”, diz ela.
***
Kika Marder

Minha opção para o barreado desconstruído é uma Pate en Croute de barreado com picles de banana. A Pate en Croute é um tipo de terrine preparada com vários tipos de carnes com temperos, dentro de uma massa assada em forno. É uma receita muito tradicional francesa e feita com o barreado e o picles de banana ficará extremamente deliciosa!!
***
Ivan Lopes

O chef admira a receita clássica, mas diz que usando carnes com bastante colágeno, como músculo, cupim e rabada magra dá para fazer muita coisa diferente, sem mexer radicalmente na base. Sua receita é a de medalhão de barreado, farofa de banana (que substitui as bananas in natura) e couve frita.
***
Lênin Palhano
Apesar de o Barreado ser o mais emblemático prato da culinária paranaense, na região do chef, no norte do Paraná, ele não é tão difundido. Mas isso não foi obstáculo para ele compartilhar algumas inspirações para reler o prato. “Gosto muito da intensidade do caldo do Barreado, derivado de seu longo processo de cocção”, diz ele, mirando na farinha fina de mandioca, tradicionalmente utilizada para saborear o prato. “Minha dica é comê-lo com um bom pão de fermentação natural, que irá absorver este caldo e deixar ainda mais complexo seu sabor”, explica Palhano.
***
Ivo Lopes

Turbinar o sabor do prato escolhendo outro tipo de carne foi a ideia do chef ao propor a receita de Barreado de Rabada com farofa de alho e páprica picante (foto). “Pelo fato de a rabada ser uma carne extremamente saborosa, que tem muito contato com o osso, eu quis dar mais sabor e mais vida para a minha versão do Barreado”, diz ele, que não teve medo de unir esses dois clássicos. “Aproveitei este desafio para posicioná-la como protagonista dessa releitura”.