Bom Gourmet
329 anos de Curitiba: Rui Morschel indica curitibanices gastronômicas
A capital paranaense completa 329 nesta terça-feira (29) e para celebrar a data convidamos o novo colunista do Bom Gourmet, o cozinheiro Rui Morschel, para dar dicas de curitibanices gastronômicas. Para montar o roteiro, partimos de alguns pratos eleitos como melhores representantes da mesa curitibana em pesquisa publicada no ano passado pela revista Pinó.
Nessa lista, reunimos algumas receitas que já saíram por aqui e sugestões do Rui de lugares para provar um pouco das curitibanices que vão à mesa. Em breve, Morschel estará nos canais do Bom Gourmet compartilhando dicas de receitas e roteiros da cidade.
Por enquanto, vamos com essa seleção especial de pratos que são a cara da capital paranaense e algumas sugestões de Morschel de locais para curtir o bom da mesa curitibana.
Pão com bolinho

O pão com bolinho é um clássico da cidade e não poderia ficar de fora dessa seleção de curitibanices. Para preparar em casa, você vai precisar de carne moída, farinha de rosca, ovo e uma boa dose de cebolinha picada. A receita você confere aqui. Se quer provar um dos melhores pães com bolinho de Curitiba, a dica de Rui Morschel é passar no BarBaran e pedir o pão com bolinho com queijo e linguiça cracóvia de Prudentópolis. "Para mim, é o melhor da cidade". Fica aí a dica do Rui.
Carne de Onça

Qual prato você levaria um turista para experimentar em Curitiba? Carne de onça é uma das nossas recomendações. Para esse prato, o BarBaran também é o indicado de Rui Morschel. "Você sente o sabor da carne fresca e de qualidade temperada na medida certa", garante. Quer fazer essa maravilha própria de Curitiba em casa? Segue a receita aqui.
Pastel
Ok, esse não é um prato exclusivo de Curitiba. Mas, comer pastel na feira no fim de semana pela manhã é curitibanice pura. Rui Morschel conta que esse é o programa dele de toda manhã de sábado. Se não quer esperar o fim de semana chegar para comer pastel, alguns dos melhores de Curitiba estão nos quiosques do Mercado Municipal, indica Rui. A dica do novo colunista do Bom Gourmet é pedir o de linguiça blumenau.
Pinhão

Embora seja um ingrediente sazonal -- o consumo só é liberado entre os meses de abril e agosto ---, o pinhão foi eleito pelos curitibanos em 2021 como a comida que tem a cara da cidade. Existem diversas preparações com o ingrediente. Algumas delas, você pode conferir aqui. Mas, o preparo tradicional do pinhão, apenas cozido na água com sal, é o que marca a cara de Curitiba. "Pegar um potinho na feirinha de inverno da Praça Osório e comer um atrás do outro" é a dica de experiência de Morschel. Nós complementamos: acompanhado por um copo de quentão. Se tem curitibanice maior, desconhecemos.
Rollmops
Esse é polêmico, mas também faz parte das curitibanices. A conserva de cebola envolvida em peixe é presença garantida nos bares mais tradicionais da cidade. Mas não é qualquer um que encara o rollmops. Curitibano raíz, Rui Morschel come, mas com reservas. "Já a minha mãe, adora. Come igual batata frita, um atrás do outro", conta o cozinheiro e novo colunista do Bom Gourmet. Indicação de onde provar essa iguaria de Curitiba? "Vai no Bek`s bar. Para mim, é o melhor da cidade", recomenda Rui.
Gasosa de gengibre
Para finalizar o giro gastronômico pela capital que amamos e que nesta terça-feira (29) completa 329 anos, vamos fazer um brinde com gasosa. "Nesse caso, tem que ser Gengibirra", diz Rui. O refrigerante à base de gengibre é herança de famílias colonizadoras na região dos Campos Gerais, que produziam uma espécie de cerveja não alcoólica com o ingrediente. Passaram-se os anos e a gasosa de gengibre ganhou escala, se tornando uma marca local. Contamos como essa curitibanice é produzida nessa reportagem aqui.