Thumbnail

Bom Gourmet

Reaproveite a casca do melão para uma sobremesa saborosa

Luiz Augusto Xavier, coluna Panela do Anacreon
03/08/2019 12:00
Na edição de abril da revista Bom Gourmet publiquei uma receita de doce com casca de melancia. Jamais imaginaria tamanha repercussão. As pessoas hoje, pressionadas pela correria do dia a dia, estão se livrando de alimentos como nunca ocorreu. E quando surge uma solução de reaproveitamento, se assustam.
Aprenda a fazer doce com casca de melão. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
Aprenda a fazer doce com casca de melão. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
A rigor, praticamente tudo pode ser reaproveitado. E há hoje uma corrente de cozinheiros profissionais empenhados em fazer valer esse preceito para evitar o extremo desperdício que se pratica no país.
Os eventos de xepa, por exemplo, fazem um baita trabalho e, por aqui, o nosso Mercado Municipal também inclui essa prática em sua programação, convidando chefs para dar aulas em seus espaços sobre a melhor maneira de aproveitar o que parece ser inaproveitável.
É que o rigor da estética na venda de frutas e verduras faz com que haja a retirada das gôndolas de qualquer produto que não esteja com visual perfeito. Uma manchinha qualquer na casca já é motivo para o desprezo, por mais que o fruto esteja bom e saudável.
E assim, lá vai ele engrossar o volume nas caixas de descarte dos mercadões, feiras ou o que mais que seja que trabalhe com esse segmento.
Hoje em dia as pessoas estão mais conscientes desse esperdício. E talvez aí se explique a razão do sucesso de uma receita que não permite que se jogue fora a parte da melancia que seria descartada. Vira doce, e dos bons.
Foi por isso que me inspirei em retornar a essa linha. E segui na mesma base, com um primo da melancia, o melão. O processo é muito parecido, com a diferença neste doce de se aproveitar também a casca dura, desprezada na melancia. O resultado de sabor é impressionante e vale dividir com você. Aproveite e bom apetite!

Confira 3 dicas para fazer o doce

1. No doce de melão, é possível fazer experiências com outras especiarias como cravo ou pimenta. Sem exagero, para não tomarem conta do sabor.
2. No preparo do doce, não apure demais após o cozimento, para evitar que a calda cristalize depois de fria.
3. A casca do melão também pode ser usada para fazer suco. É só utilizar uma medida de casca de melão picada em tiras, 3 medidas de água, 10 folhas de hortelã e açúcar a gosto. Depois, basta bater no liquidificador e coar.