Pessoas
Curitibano é prata em concurso de melhor chef do Brasil

O curitibano Jackson Pasturkzac, 19 anos, conquistou a medalha de prata na Prova de Cozinha das Competições Senac de Educação Profissional, realizada em Blumenau, em Santa Catarina, de 4 a 8 de dezembro. A competição reuniu dez alunos com menos de 21 anos do curso de cozinha do Senac de vários estados.
“Cozinhei muito bem e demonstrei organização. Esses foram meus pontos fortes”, comemora Jackson. Durante as provas ele preparou diversos menus que incluíam magret de pato com abobrinha, cenoura e molho agridoce e receitas à base de peixes e frutos do mar, como o salmão na manteiga aromatizada com gnocchi de aspargo.
“Jackson é um menino muito dedicado, que demonstrou força de vontade e rapidez na execução”, explica Kaio Trevisan, instrutor do Senac que treinou o estudante para a competição. O primeiro colocado foi Gérson Carvalho Nunes, do Rio Grande do Sul. No degrau mais baixo do pódio subiu Danillo Salles, do Maranhão.

Durante os quatros dias de provas, os jovens foram avaliados nas questões de higiene, preparação, apresentação, sabor e textura dos pratos. Foram levadas em conta ainda as questões de sustentabilidade no preparo do alimento. Além da habilidade de cozinhar, eles foram avaliados em aptidões relacionadas à composição do menu, gestão de custos, controle e armazenamento de estoque e gerenciamento do ritmo e fluxo de trabalho de uma equipe de cozinha.
Jackson e Gérson, os dois primeiros classificados na competição, vão participar de uma etapa seletiva no início do próximo ano com alunos dos Institutos Federais. A prova definirá quem representará o Brasil no próximo WorldSkills, concurso internacional que será realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 14 a 19 de outubro de 2017.
A competição entre escolas de diversos estados foi lançadas no ano em que o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) completa 70 anos e contou com provas em outras áreas, além da cozinha: teve competição de cabeleireiro, de cuidados da saúde e apoio social, e de serviço de restaurante. Ao todo foram 35 alunos de 16 estados.