Bom Gourmet
Macarrão à moda oriental
Por seu sabor e fartura, o yakisoba é um prato amado e popular no Brasil inteiro. O termo é japonês, mas a receita à base de macarrão frito, legumes e carnes (ou peixes) é de origem chinesa. Ela se espalhou primeiro pela Ásia e em seguida chegou ao Ocidente. No Brasil e nos Estados Unidos é conhecida também como chop suey, embora o original seja à base de arroz e não leve macarrão.
Para começar é necessário uma panela wok ou uma frigideira ampla esmaltada. A recomendação do chef Edmilson Santos, do restaurante Hwa Kuo, é cozinhar sempre em fogo alto. A receita leva molho com shoyu e caldo de galinha ou de carne. A sugestão é temperar as carnes com sal e pimenta-do-reino. Se preferir, elas podem ser marinadas no saquê, shoyu ou ovo. A escolha dos legumes depende do gosto pessoal. O broto de bambu, por exemplo, pode ser substituído por cogumelos Paris.
Na versão com frutos do mar e peixe, a sugestão do chef é utilizar o filé de congro ou abrótea. Para temperar combinam bem alho e gengibre. Marinar na gema de ovo com maisena é uma boa dica para o peixe não desmanchar na hora de fritar. Para quem gosta de um toque mais forte, a sugestão é flambar com cachaça, conhaque ou vodca.
Veja a receita:
***
Passo a Passo

frite o macarrão em fogo alto por alguns
instantes, mexendo sempre, até dourar. Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

Na mesma panela frite as carnes, em
fogo alto, até dourarem. Em seguida,
adicione os legumes e refogue.
Acrescente o caldo e cozinhe por alguns
minutos deixando reduzir. Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

monossódico, o amido e o shoyu
até reduzir. Coloque o molho em
cima do macarrão e sirva. Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo