Thumbnail

Bom Gourmet

O frango assado empanado no fubá que se tornou o ícone de um bairro de Curitiba

Guilherme Grandi
09/11/2018 16:38
Todos os domingos, por volta das 11 horas da manhã, uma longa fila começa a se formar na porta do Combate Barreirinha, um clube de futebol amador em Curitiba que ficou famoso não pela bola em campo. É do bar da sede social da agremiação que sai um frango assado empanado no fubá que se tornou um ícone da gastronomia do bairro.
A fila na porta do Combate Barreirinha começa cedo, e acaba menos de duas horas depois. Foto: Guilherme Grandi/Gazeta do Povo.
A fila na porta do Combate Barreirinha começa cedo, e acaba menos de duas horas depois. Foto: Guilherme Grandi/Gazeta do Povo.
São mais de 240 frangos vendidos todos os finais de semana a partir de uma receita criada pelo pai do comerciante Nilton Choinski, de 63 anos. Ele contou ao Bom Gourmet que sequer imaginava que o galeto do almoço de família se tornaria seu meio de ganhar a vida.
“Comecei a fazer o frango assim para vender há uns 20 anos, quando fiquei desempregado. Aí o clube estava com a máquina parada e me ofereceu para tocar o negócio por um tempo até conseguir um emprego. Eu fui fazendo e não voltei mais para o escritório”, diz ele mostrando os quatro fornos funcionando a todo vapor.
A receita não tem muito mistério, e nem ele faz questão de esconder. Bastam alguns ingredientes como cebola, alho, pimenta e fubá para deixar o frango do jeito que os clientes gostam.

O que tem de tanto?

O Nilton levou a receita do almoço de família para o Combate, e ganhou uma legião fiel de clientes. Foto: Guilherme Grandi/Gazeta do Povo.
O Nilton levou a receita do almoço de família para o Combate, e ganhou uma legião fiel de clientes. Foto: Guilherme Grandi/Gazeta do Povo.
A preparação do frango começa um dia antes, com a ave colocada para marinar na mistura dos ingredientes por cerca de 18 horas. Depois, pela manhã, Nilton a empana com a farinha de fubá e coloca para assar lentamente por três horas.
Aos poucos a água vai evaporando e deixa a carne com os temperos da marinada, além de uma casca crocante. Cada frango custa R$ 30 e ainda pode ser acompanhado de arroz cremoso de frango, farofa de calabresa e salpicão, entre outros pratos.
“A gente faz com muito amor, com toda a família ajudando“, conta ele já com os olhos marejados de emoção. O movimento no Combate Barreirinha cresceu tanto que Nilton precisou colocar os parentes para ajudar.
Enquanto ele gerencia o bar e corre pra lá e pra cá “apagando incêndios”, os filhos Gustavo e Felipe embalam os frangos para os clientes e a nora Camila e a filha Juliana cuidam do caixa. E tem ainda a esposa Carmen, que fica em casa anotando os pedidos dos clientes.

Veja a entrevista com Nilton do frango do Combate Barreirinha

Acaba rápido

Mas é preciso se apressar, já que o galeto assado acaba em menos de duas horas. O gerente comercial Alfredo Gobbato Júnior que o diga. Ele é um fiel frequentador do Combate Barreirinha há sete anos, e diz que não há frango igual na cidade.
“A farofa que envolve o frango é o diferencial, é muito gostosa. Pego quase todo final de semana”, diz ele enquanto espera na fila. Da mesma opinião é o analista Cristofer Martini, que descobriu o frango vendido pelo Nilton há quatro anos quando se mudou para a região. Depois disso, não parou mais. “Pelo que eu conheço de frango, tá difícil de bater o do Nilton“, conta.

Receita do frango à milanesa

O frango é empanado na farinha de fubá e assado por três horas. Foto: Guilherme Grandi/Gazeta do Povo.
O frango é empanado na farinha de fubá e assado por três horas. Foto: Guilherme Grandi/Gazeta do Povo.
Como bom amigo que é, Nilton Choinski compartilha com os leitores do Bom Gourmet a receita do famoso frango assado à milanesa do Combate Barreirinha. O preparo rende de 6 a 8 porções e deve ser iniciado um dia antes de assar:
Serviço:
Assados Combate Barreirinha. Av. Anita Garibaldi, 4747, Barreirinha – (41) 3053-3268

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail