Bom Gourmet

De speakeasy à rede: conheça o Continental, casa da 1ª edição do The Next Bartender

Bom Gourmet
22/10/2025 11:37
Thumbnail

Crédito: Lari Guimarães

Entre os anos de 1920 e 1933, vigorou nos Estados Unidos a chamada Lei Seca, que proibia a fabricação e venda bebidas alcoólicas. Neste contexto, surgiram os speakeasies: bares escondidos que comercializavam bebidas na ilegalidade. O Continental Studio surgiu em 2023 com a proposta de resgatar este modelo.
A casa tinha capacidade limitada e o endereço só era revelado mediante reserva. Na carta de drinks, criações autorais de alta coquetelaria que tornaram o bar referência no assunto em Curitiba. O conceito de speakeasy perdeu o sentido com a fama e, em 2025, o endereço se tornou público. Junto dessa notícia, a marca anunciou que teria sua primeira franquia, no bairro do Batel.
Com essa história marcante, é claro que a casa não poderia ficar de fora da primeira edição do The Next Bartender. O Continental Batel recebe a competição ao lado do La Boca, até o dia 26/10. Durante o período, clientes podem provar seis opções de drinks preparados pelos competidores, vendidos a R$ 36 cada. Depois, é hora de votar no seu preferido e escolher quem será o campeão.
A carta da casa não é fixa, e traz referências de vários países. Segundo Leonardo Benevenutti, head bartender do Continental Batel, a carta atual surgiu com a proposta de resgatar o espírito italiano da coquetelaria: "Com a busca do mercado por trazer cada vez mais insumos brasileiros, criou-se uma lacuna para outras vertentes. A carta valoriza amargos e aperitivos italianos, usando-os de maneiras variadas e combinando com insumos inusitados. É um convite para fugir da rotina e explorar o desconhecido".
A carta traz destaques como o Chinotto Di Savona, variação do Monte Cassino com perfil mais margo e herbal, feito com licor fino de ervas Strega, Brandy de Jerez, Rye Whiskey, suco de toranja e cordial de Chinotto; e o Le Monarque, coquetel de perfil ácido e umami que leva Pisco, Ramazzotti Amaro, licor fino de ervas Strega, sálvia e bergamota lacto fermentada.
Os coquetéis empregam técnicas de mixologia elaboradas. Na lacto fermentação, frutas são embaladas à vácuo com sal, o que impede a proliferação de bactérias ruins e transforma açúcares em ácido lático, através da ação de lactobacilos. Com isso, a fruta é fermentada e ganha um sabor e perfil distinto. Também são exploradas técnicas como infusões, fatwash (infusão de gorduras em destilados) e clarificações.
O bar também conta com opções de petiscos para harmonizar com as bebidas. O cardápio também passa por vários países, e traz referências da culinária asiática (baos e guiozas), europeia (burrata) e latina (empanadas e choripans). Há também as opções brasileiras: os dadinhos de tapioca, a tábua de frios e o bolinho de barreado.

Continental Batel

De quarta a sábado, das 19h30 às 01h
Endereço: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 943
Instagram: @continentalbatel