Bom Gourmet
Claras, mel e amêndoas: Conheça a empresa que faz torrones em Curitiba
Uma empresa que começou com uma receita de sucesso entre familiares e se tornou um negócio. Assim nasceu a Hagi Torroneria e Chocolateria. Inicialmente, a marca produzia apenas torrones. Mas, com o desenvolvimento do negócio, agregou o chocolate também como carro-chefe.
Tudo começou em 2017 entre a Adriana Hagi, arquiteta, e a sobrinha, Isabel Hagi, formada em Artes Culinárias pelo Institut Paul Bocuse (França). Elas ingressaram juntas numa jornada que durou quatro anos entre a concepção do negócio, especializações na Europa, estruturação, compra de máquinas e abertura da primeira loja, em 2021, em Curitiba.
“Nós tivemos que importar da Itália todo o maquinário para a fabricação dos torrones, pois não existiam equipamentos nacionais capazes de suportar o peso da receita”, conta Isabel.
A Hagi fabrica torrones italianos, cuja base é uma massa de claras e mel, cozida em banho maria por horas e finalizada com amêndoas. Durante o processo artesanal, há todo um cuidado na escolha dos insumos e na apresentação do produto, que exibe as amêndoas criteriosamente. A linha de torrones traz variações de sabores com café, limão, açaí, castanha do pará, castanha de caju, manga e frutas vermelhas.

O cacau da Amazônia

Em 2019, o chocolate, que até então era apenas mais um ingrediente dos torrones, virou produto. A ideia era vender algo artesanal, totalmente feito por elas. Para isso, Adriana e Isabel foram, mais uma vez, se especializar.
Coube ao marido de Adriana encontrar os melhores fornecedores de cacau. Ele fez uma imersão em comunidades ribeirinhas da Amazônia que colhem frutos nativos da floresta “com o sabor da natureza”, como traduz Isabel.
O relacionamento com essas famílias resultou na criação de uma linha de produtos bean to bar, com sabores exclusivos.
“Dependendo da origem do cacau, o sabor é diferente”, explica Isabel.
Atualmente, famílias ribeirinhas do Rios Tocantins e Aracá, no Pará, são os fornecedores de matéria prima para os chocolates da Hagi. “São pessoas que têm um verdadeiro tesouro nas mãos e agora elas sabem disso”, diz Adriana.
A linha de chocolates artesanais da Hagi inclui barras em diversas concentrações de cacau, box da coleção bean to bar, drágeas e pão de mel com cobertura de chocolate.
Duas lojas em Curitiba

A primeira loja da Hagi Torroneria e Chocolateria foi aberta em 2021, no bairro Seminário. O espaço amplo tem uma grande vitrine para a fábrica, opções de cafés e área ao ar livre. No início deste ano, a marca inaugurou sua segunda loja, no ParkShoppingBarigüi.
"Estamos animadas e com uma grande expectativa. Nosso modelo de negócio foi criado para ser escalado, mas queremos dar um passo de cada vez", afirma Adriana.